Bypass – Capella – Gastroplastia por Grampeamento – Fobi

E-mail Imprimir PDF

O que é
Realiza-se um grampeamento (costura) que reduz o tamanho do estômago a cerca de 10% do que era. Depois é realizado um desvio do trânsito alimentar (bypass em Y) diretamente a uma área distal do intestino delgado. É a cirurgia da obesidade mais realizada nos Estados Unidos e no Brasil. Alguns cirurgiões inda realizam a cirurgia por via convencional – com incisão no abdome – embora os trabalhos comparativos demonstrem evidências de que a realização da cirurgia por videolaparoscopia permita melhor recuperação pós-operatória.


Como funciona?
A ação é mista, com restrição da quantidade de alimento ingerido e também disabsorção. Na cirurgia de Fobi e Capella, é acrescentado um anel de contensão no pequeno estômago, aumentando a intensidade do efeito restritivo

Vantagens
É a cirurgia considerada procedimento padrão entre as operações bariátricas. Tem excelente resultado, especialmente quando realizada por videolaparoscopia, proporcionando internação e recuperação mais rápidas com melhor cuidado estético em relação à cirurgia convencional.

Desvantagens
É uma técnica mais radical, implicando portanto em maior risco de complicações.É necessária suplementação vitamínico-mineral.
A estimativa de emagrecimento é de 35 a 45% do peso.

Riscos mais conhecidos
O risco mais temido desta cirurgia é a não cicatrização do tecido grampeado, o que pode resultar em vazamento com infecção ou hemorragias.

 

 

Veja o video do procedimento