Banda ou Anel Gástrico Ajustável

E-mail Imprimir PDF
O que é?
Consiste na colocação de um anel inflável de silicone em torno da porção superior do estômago, de modo a criar uma pequena bolsa gástrica, onde vai ocorrer a sensação de saciedade. O tamanho desta bolsa poderá ser regulado no pós-operatório por uma válvula que é colocada sob a pele. É a cirurgia de obesidade mais realizada na Australia.

Como Funciona

Tem ação totalmente restritiva.Uma pequena quantidade de alimento já será suficiente para desencadear o reflexo da saciedade.

Vantagens

Em caso de problemas, pode ser facilmente retirada e, entre todas as cirurgias para a obesidade mórbida, é a que tem o menor risco e a mas fácil de reversão. É realizada por videolaparoscopia, com um dia de internação, resultando em recuperação muito rápida.

Desvantagens

Por não ter componente disabsortivo, apresenta índice de emagrecimento inferior ao das outras operações e não tem bomresultado em pessoas que consomem muito doce, alimentação liquidificada e que comem muitas vezes por dia.
Estimativa de emagrecimento de 20 a 25% do peso

Riscos mais comuns

Pelo atrito entre a banda e o estômago, pode ocorrer mudança de posição do anel(deslizamento) ou ruptura da parede do estômago (erosão e migração). Estas complicações são mais frequentes nos pacientes que vomitam muito e, quando ocorre, resulta em reoperação ou até mesmo remoção da banda. Também pode ocorrer infecção com rejeição do anel. Por se tratar de prótese, pode ocorrer desgaste do material e perda de efetividade com vazamenbto do líquido, por vezes necessitando troca da banda.