Balão Intragástrico

E-mail Imprimir PDF
O que é?
Uma alternativa ao tratamento cirúrgico e clínico da obesidade, é o método endoscópico da colocação de um balão intragástrico dentro do estômago. Por meio de endoscopia, coloca-se um balão de silicone com volume de cerca de 600 ml dentro do estômago. Em nenhum lugar do mundo é utilizado como método definitivo de tratamento da obesidade mórbida, já que sua utilização é temporária.

Como funciona?

Devido à presença do balão no estômago, é necessária menor quantidade de comida para que o indivíduo sinta saciedade.

Vantagens
Não necessita de cirurgia nem anestesia, resultando em recuperação muito rápida. Em caso de desconforto severo, pode ser prontamente retirado. Pode servir como uma experiência para o paciente que tem dúvida de como se comportaria com uma cirurgia.

Desvantagens

Não é um método recomendado como tratamento definitivo para a obesidade mórbida, pois tem duração de tratamento de 4 a 6 meses, tempo após o qual precisa ser obrigatoriamente removido.
Geralmente, este período não é suficiente para que o indivíduo emagreça a quantidade que deseja. Pode ser aplicado como alternativa para reduzir o risco das cirurgias e preparo para o prcedimento, já que com a redução do peso há também melhora das comorbidades.
A estimativa de emagrecimento é de 10 a 15% do peso.