Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Flutuações do peso corporal aumentam risco de doença coronariana

E-mail Imprimir PDF

18446989 1822493144668889 5432351258984585422 n

É sabido que a flutuação do peso corporal é um fator de risco para morte e eventos coronarianos em pacientes sem doença cardiovascular. Não se sabe se a variabilidade no peso corporal afeta os resultados em pacientes com doença arterial coronariana.

Pesquisadores da New York University School of Medicine determinaram as flutuações intraindividuais do peso corporal a partir do peso inicial (início do estudo) e do peso corporal nas visitas de acompanhamento e realizaram uma análise post hoc do estudo Treating to New Targets, que envolveu avaliação da eficácia e segurança da redução dos níveis do LDL-colesterol com o uso de atorvastatina.

O desfecho primário foi qualquer evento coronariano (um composto de morte por doença coronariana, infarto do miocárdio não fatal, parada cardíaca com ressuscitação, revascularização ou angina). Os desfechos secundários foram qualquer evento cardiovascular (um composto de qualquer evento coronariano, um evento cerebrovascular, doença vascular periférica ou insuficiência cardíaca), morte, infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Entre os 9.509 participantes, após ajustes para fatores de risco, níveis lipídicos iniciais, peso corporal médio e variação de peso, cada aumento de um desvio padrão (DP) na variabilidade do peso corporal (medido de acordo com a variabilidade média sucessiva e utilizado como covariável dependente do tempo) foi associado a um aumento no risco de qualquer evento coronariano.

Entre os pacientes do quintil com maior variação de peso corporal, o risco de evento coronariano foi 64% maior, o risco de evento cardiovascular 85% maior, a ocorrência de morte 124% maior, de infarto do miocárdio 117% maior e de acidente vascular cerebral 136% maior do que entre aqueles no quintil com menor variação no peso corporal em modelos ajustados.

Concluiu-se que, entre os participantes com doença arterial coronariana, a flutuação no peso corporal foi associada a maior mortalidade e a maior taxa de eventos cardiovasculares independente dos tradicionais fatores de risco cardiovasculares.

(Fonte: News Med/Adaptado)

 

Destaque

banner

Video em Destaque

bem-estar

Corpo Clínico

dr-almino-aa

 

Dr. Almino Cardoso Ramos

Diretor Geral da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-manuela

 

Dra. Manoela Galvão Ramos

Diretora administrativa da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-galvao

 

Dr. Manoel Galvão Neto

Coordenador/ Chefe da Endoscopia Bariátrica Avançada da Clínica Gastro Obeso Center

saibamaismais


dr-thales

 

Dr. Thales Delmondes Galvão

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-nestor-tadashi-bertin-suguitani-m

 

Dr. Nestor Tadashi Bertin

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba 


dr-eduardo-bastos-m

 

Dr. Eduardo Bastos

Coordenador Científico da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-raphael-torres

 

Dr. Raphael Tôrres Figueirêdo de Lucena

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba

 

Calcule seu IMC

Peso:
Kg
Altura:
m


IMC:

 

Newsletter GOC

Name:
Email: