Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Salada de legumes grelhados

Salada de legumes grelhados

-INGREDIENTES
1 abobrinha cortada em rodelas finas
1 berinjela cortada em rodelas finas
2 tomates cortados em rodelas finas, sem sementes

Molho
1 colher (sopa) de manjericão picado
Suco de 1 limão
1 colher (sobremesa) de mostarda
1 colher (sobremesa) de queijo parmesão light
Sal a gosto

Modo de preparo
Grelhe os vegetais em frigideira antiaderente, sem óleo.
Tempere com sal e pimenta.
Monte o prato intercalando as rodelas de modo a formar dois círculos.
Faça um círculo interno e outro externo.
Decore com um ramo de manjericão no centro.

Molho
Misture os ingredientes.
Sirva cobrindo a salada.

(Fonte: Lucilia Diniz)

 

Cúrcuma pode melhorar a memória e o humor, garantem experts

Cúrcuma pode melhorar a memória e o humor, garantem experts

Os benefícios do ingrediente, também conhecido como açafrão-da-terra, seriam notáveis em pessoas com dificuldade para guardar lembranças

Sabe a cor alaranjada da cúrcuma (ou açafrão-da-terra), o ingrediente essencial do curry, tempero indiano composto por diversas especiarias? Pois ela é sinal da presença de uma substância chamada curcumina, cujos efeitos na saúde são pra lá de promissores. Cientistas da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, acabam de descobrir, por exemplo, que o composto é um baita aliado da memória.

No trabalho, publicado no Jornal Americano de Psiquiatria Geriátrica, os pesquisadores examinaram o papel de um suplemento de curcumina facilmente absorvível na memória de pessoas sem demência – eles ainda aproveitaram para checar seu potencial impacto nas placas microscópicas que se formam no cérebro de quem tem Alzheimer.

O estudo envolveu 40 adultos de 50 a 90 anos que tinham queixas leves em relação à capacidade de guardar informações. Os participantes receberam placebo – ou seja, um suplemento sem curcumina – ou 90 miligramas da substância duas vezes ao dia, por 18 meses.

Depois desse período, as vantagens para quem ganhou curcumina de verdade foram notáveis – além de a memória ter ficado mais afiada, a capacidade de atenção se mostrou melhor. Para completar, o humor saiu beneficiado e exames revelaram menor agregação de placas em certas regiões da massa cinzenta.

“Ainda não está completamente elucidado como a curcumina age, mas pode ter a ver com sua habilidade de reduzir inflamação no cérebro, processo que tem sido associado tanto ao Alzheimer como à depressão”, disse Gary Small, principal autor do estudo, ao site da UCLA. A substância também anima cientistas pelo seu poder de diminuir o risco de câncer.

Embora a investigação tenha sido realizada com a curcumina isolada, não custa lembrar que os cidadãos na Índia – país que é grande consumidor do curry – apresentam baixa prevalência de Alzheimer. É ou não motivo pra já arrumar espaço para o tempero no dia a dia?

(Fonte: Saúde)

Torta light de uva

Torta light de uva


- INGREDIENTES
1 pacote de torradas Marilan integral
1 colher (sopa) de manteiga light
1 colher (chá) de adoçante
½ clara de ovo
1 embalagem de pudim light de baunilha
1 xícara (chá) de leite desnatado
Cerca de 20 uvas

- MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 180ºC.
Em um bowl, quebre bem as torradas bem.
Junte a manteiga, o adoçante e a clara de ovo e misture bem.
Acomode esta massa nos fundos e laterais de uma forma para torta.
Leve para assar por 15 minutos.
Enquanto isso, prepare o pudim de acordo com as instruções.
Retire a massa do forno e deixe esfriar um pouco.
Despeje nela o pudim.
Decore com as uvas.
Leve à geladeira.
Sirva quando firmar.

(Fonte: Lucilia Diniz)

Ácido fólico durante gravidez ajuda a prevenir risco de obesidade do bebê

Ácido fólico durante gravidez ajuda a prevenir risco de obesidade do bebê

Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos descobriram que se a mãe ingerir uma quantidade adequada do nutriente durante a gestação, o bebê tem menor risco de se tornar obeso

Se você ficou grávida ou pretende engravidar, provavelmente já ouviu falar em ácido fólico. Essa vitamina do complexo B, também chamada de folato, é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto e ajuda a prevenir problemas como a espinha bífida (má formação da espinha dorsal) e a anencefalia (ausência total ou parcial do encéfalo). Porém, os pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, descobriram que não é só isso! Segundo os cientistas, o ácido fólico desempenha papel fundamental também no funcionamento metabólico do feto.

O estudo, publicado no jornal científico Jama Pediatrics, descobriu que quando a mãe ingere níveis adequados de folato durante a gravidez, o filho tem menos chance de ter obesidade infantil. Essa relação se mostrou ainda mais significativa quando a mãe tem sobrepeso ou obesidade.

Os pesquisadores analisaram a saúde de mães com, em média, 28 anos, e seus filhos, de 2 a 9 anos, em uma região de baixa renda da cidade de Boston (EUA) e com alta porcentagem de obesidade. Utilizando dados de antes e depois dos nascimentos, eles concluíram que os menores níveis de ácido fólico nas gestantes estavam ligados a maior porcentagem de crianças obesas.

Quando analisaram mães obesas, os benefícios foram ainda mais claros: os filhos dessas mulheres tiveram 43% menos chance de desenvolver obesidade em gestações com níveis adequados de ácido fólico.

O estudo concluiu que o folato traz esse tipo de vantagem metabólica quando a sua concentração no sangue atinge até 20 nanomol por litro. O curioso é que, atualmente, o valor de referência considerado minimamente seguro pelos médicos para o bom desenvolvimento do bebê é bem menor: 10 nanomol de ácido fólico por litro. Essa grande diferença nos valores fez com que os estudiosos propusessem, no fim da pesquisa, a criação de uma recomendação ideal e não mínima do nutriente.

No Brasil, costuma-se seguir a recomendação dos centros de pesquisas americanos: ingestão 400 mcg de ácido fólico por dia durante um mês antes de tentar engravidar e também no primeiro trimestre de gestação.

(Fonte: Crescer/Adaptada)

Dica de quarta: Duas cores, dois sabores

Dica de quarta: Duas cores, dois sabores

Página 2 de 216

Destaque

banner

Video em Destaque

bem-estar

Corpo Clínico

dr-almino-aa

 

Dr. Almino Cardoso Ramos

Diretor Geral da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-manuela

 

Dra. Manoela Galvão Ramos

Diretora administrativa da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-galvao

 

Dr. Manoel Galvão Neto

Coordenador/ Chefe da Endoscopia Bariátrica Avançada da Clínica Gastro Obeso Center

saibamaismais


dr-thales

 

Dr. Thales Delmondes Galvão

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-nestor-tadashi-bertin-suguitani-m

 

Dr. Nestor Tadashi Bertin

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba 


dr-eduardo-bastos-m

 

Dr. Eduardo Bastos

Coordenador Científico da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-raphael-torres

 

Dr. Raphael Tôrres Figueirêdo de Lucena

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba

 

Calcule seu IMC

Peso:
Kg
Altura:
m


IMC:

 

Newsletter GOC

Name:
Email: