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Atividade física na idade adulta diminui risco de depressão em 16%, diz estudo

Atividade física na idade adulta diminui risco de depressão em 16%, diz estudo

Pesquisa analisou dados de quase 18.000 praticantes de atividade física com idade média de 50 anos e verificou diminuição no risco de depressão mais tarde na vida.

A sensação de bem-estar após a prática de atividade física pode perdurar por mais tempo, sugere estudo publicado no "JAMA Psychiatry" nesta quarta-feira (26). Pesquisadores analisaram dados de 17.989 indivíduos com idade média de 50 anos. Aqueles com prática intensa e regular de atividade física tiveram 16% menos chance de desenvolver depressão após os 65 anos.

Outro achado do estudo é que o exercício também diminui o risco de morte por doença cardiovascular após diagnóstico de depressão. Isso é particularmente importante porque estudos anteriores demonstraram que a condição está associada a um aumento de mortes por doença cardiovascular.

Como manter a atividade física
Pratique exercício todos os dias no mesmo horário.
Reserve um horário, mas não desanime se não conseguir manter. Retome o mais rápido possível.
Acompanhe e comemore o seu progresso.
Varie os exercícios para evitar a monotonia. Mantenha o treino interessante e divertido.
Exercite-se com um amigo.
Eleja alguém para te cobrar sobre a regularidade do seu treino.
Depressão e doença cardiovascular estão entre as principais causas de incapacidade nas nações desenvolvidas, apontam dados da Organização Mundial de Saúde.

A relação entre as duas condições pode ser explicada, segundo o estudo, porque a depressão favorece o acúmulo de placas nas artérias e também aumenta arritimias (batimentos irregulares do coração).

Madhukar Trivedi, coautor do estudo e direitor do Centro para Pesquisa em Depressão da Universidade de Texas de Southwestern (EUA), ressalta a importância da atividade física em adultos a partir dos achados do estudo.

O pesquisador Madhukar Trivedi explica que o exercício físico pode diminuir o risco de depressão porque diminui a inflamação -- mecanismo já associado a sintomas depressivos.

Pelos achados, Trivedi também sugere que, muitas vezes, a primeira opção de tratamento para a depressão em indivíduos sem quadro sério pode ser a associação entre psicoterapia e atividade física.

Detalhes do resultado
No acompanhamento dos participantes, o estudo identificou 2701 diagnósticos de depressão, 610 mortes por doença cardiovascular sem depressão prévia e 231 mortes por doença cardiovascular após depressão.

Altos níveis de atividade física foram associados a 16% menos risco de desenvolver depressão. Um alto nível de condicionamento também foi associado a um risco 61% menor de morte por doença cardiovascular sem depressão.

Depois de um diagnóstico de depressão, um alto condicionamento foi associado a um risco 56% menor de morte.

De modo geral, autores concluíram que a prática de atividade física deve ser considerada como uma aliada no tratamento da depressão por especialistas. Médicos também devem considerar a indicação da prática para estimular a promoção do envelhecimento saudável.

(Fonte: Bem Estar/Adaptada) 

 

Dica de quarta: Benefícios do Gojy berry

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Estudos apontam que se alimentar mais tarde dificulta o emagrecimento

Estudos apontam que se alimentar mais tarde dificulta o emagrecimento

O horário das suas refeições pode influenciar no sucesso do tratamento de perda de peso. É o que tantam comprovar pesquisadores da Universidade de Múrcia (Espanha) e da Universidade Tufts (Estados Unidos) em um estudo publicado na Revista Internacional de Obesidade. De acordo com a pesquisa — que reuniu 420 pessoas para seguir um tratamento de perda de peso de 20 semanas —, quem se alimentava mais tarde eliminou menos peso e do que quem comeu mais cedo.

— Quando nos alimentamos mais tarde a tendência é a de comer mais. Além disto, quando se faz a última refeição mais cedo, há mais tempo de digestão e o estômago trabalha em um ritmo normal.

Os pesquisadores, então, sugerem que as “novas estratégias terapêuticas devem incorporar não apenas a ingestão calórica e a distribuição de macronutrientes, mas também o tempo de alimentação”.

Outro estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, aponta que pessoas com diabetes tipo 2 que tomam café da manhã mais tarde têm o índice de massa corporal maior. Mas, especialistas brasileiros reforçam que o tipo de alimento ingerido durante as refeições é determinante para a perda de peso e a manutenção da saúde.

Não só o café da manhã, mas todas as suas refeições diárias devem conter comida de verdade. Nada de alimentos industrializados ou processados, incluindo todo tipo de açúcar e carboidratos refinados. 

Busca por relação com ‘relógio biológico’

Os pesquisadores querem relacionar os resultados obtidos nos estudos com o funcionamento do “relógio biológico” humano. Este mecanismo ajuda a regular a pressão sanguínea, temperatura corporal e níveis de hormônios.

Realizar as refeições em horários regulares é essencial para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e obesidade. É necessário manter uma alimentação diária dentro das recomendações nutricionais específicas para cada indivíduo.

Assim como tomar café da manhã mais cedo, é importante não deixar para fazer a última refeição próximo à hora de dormir: alimente-se pelo menos três horas antes de ir deitar.

Comece o dia bem alimentado

Cereais integrais

São ricos em fibras e ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom. Os cereais podem ser misturados ao leito ou iogurte. Chia, aveia e linhaça são boas opções

Frutas

São ótimas fontes de vitaminas e fibras. Dê preferência a banana (contêm triptofano, que ativa hormônios do bem-estar) e frutas da época

Derivados do leite

São fontes de cálcio e outros nutrientes que ajudam na manutenção da saúde. Queijos brancos, leite e iogurte são ótimas opções

Ovo

O alimento é fonte de vitaminas do complexo B, além de conter selênio, potássio, zinco, manganês, entre outros. Caso consuma ovo mexido, evite usar óleo ou margarina no preparo, dê preferência a uma panela antiaderente.

(Fonte: Jornal Extra/ Adaptada)

 

Estudo sugere ligação entre adoçante sucralose e síndrome metabólica

Estudo sugere ligação entre adoçante sucralose e síndrome metabólica

O adoçante é usado em muitos produtos de baixa caloria – de refrigerante e bala de goma a molhos de salada

Apesar de existirem adoçantes considerados mais naturais, como a estévia e o xilitol, a sucralose continua sendo o principal substituto do açúcar nos produtos de baixa caloria – de refrigerante e bala de goma a molhos de salada. Mas os estudos atuais não trazem boas notícias sobre o adoçante extraído da cana de açúcar.

O último deles, realizado na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostrou que a sucralose pode aumentar o risco da síndrome metabólica (alteração capaz de desencadear resistência à insulina, o que eleva o perigo de diabetes e gordura abdominal) especialmente em quem já está acima do peso – os maiores consumidores de produtos diet e light.

De qualquer maneira, o ideal é que os adoçantes sejam consumidos sem exagero e façam parte de uma dieta equilibrada, rica em vegetais e proteínas magras. 

(Fonte: Boa Forma/ Adaptada) 

 

 

Sopa de couve-flor assada

Sopa de couve-flor assada

- INGREDIENTES
1 couve-flor
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
1 cebola grande cortada em cubos
4 xícaras (chá) de caldo de frango caseiro

- MODO DE PREPARO
Coloque a couve-flor inteira em uma assadeira.
Esfregue nela duas colheres (sopa) de azeite.
Polvilhe sal.
Adicione 1/2 xícara (chá) de água e leve ao forno, sem cobrir.
Deixe assar por 1h30 a 180ºC ou até que esteja macia por dentro.
Retire e deixe esfriar.
Corte-a grosseiramente e reserve.
Aqueça o azeite restante em uma panela grande em fogo médio.
Acrescente a cebola e deixe cozinhar até ficar macia, cerca de 15 minutos.
Junte a couve-flor e o caldo de frango.
Deixe cozinhar até amaciar a couve-flor, por cerca de 10 minutos.
Retire do fogo.
Reserve alguns floretes para decoração do prato.
Bata o restante em um processador, aos poucos, até formar um creme liso.
Retorne para a panela, deixe ferver e sirva em seguida.

(Fonte: Lucilia Diniz)

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